quinta-feira, 2 de maio de 2013

Itália - A preparação


Esta viagem foi iniciada com a vontade de conhecer melhor a Itália após uma breve passada por lá em setembro do ano passado, para a feira Cersaie (Revestimentos para construção civil) em Bologna.
Á partir daí iniciamos um planejamento bem por alto, alterando a data das nossas férias para que a data da viagem coincidisse com a feira de móveis de Milão. Desta forma conseguiríamos unir o útil ao agradável. Desde então começamos a sondar valores de passagens e estadia, sendo que a definição total pela viagem foi até muito rápida, já que aproveitamos uma promoção de passagens da TAM no final do ano. Antecipar bem a compra das passagens é uma ótima já que os valores ficam bem mais baixos e quando a viagem chegar você já pagou um tantão do valor. Por praticidade compramos também o seguro viagem junto com a passagem. Este valor não é parcelado como a passagem e ficou por volta de R$300,00 por pessoa. Outras pessoas do nosso grupo optaram por comprar o seguro separadamente. Eles fizeram com a BRIMPEX, que representa a MIC da França. Não sei os valores, mas eles ficaram satisfeitos. Os contatos da atendente são: Alessandra – 31-3029-3822 – alessandra@brimpex.com.br.

Outra possibilidade para quem quer economizar mesmo e é beneficiário do INSS é fazer o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária. O viajante brasileiro segurado pelo INSS e sua família têm direito a atendimento médico nos sistemas da rede pública de nove países: Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal, Uruguai. Este direito é garantido por acordos internacionais de Previdência Social, assinados entre o Brasil e estes países. Existe um acordo bilateral de assistência médica que assegura o sistema de saúde aos cidadãos de ambos os países. No entanto, para ter acesso ao atendimento gratuito no exterior, o cidadão brasileiro deve dirigir-se ao escritório do INSS local e solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária e dizer que é beneficiário do INSS, indicando o período de permanência no país. O interessado deve considerar um prazo variando entre dois ou três dias para a entrega do certificado, dependendo do departamento de cada estado. O Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária é gratuito. O atendimento médico seja para estrangeiros no Brasil ou brasileiro no exterior, será feito por médicos e hospitais da rede pública de saúde. O viajante deverá se dirigir a um dos hospitais da rede pública no país onde estiver tendo em mãos o certificado emitido no Brasil. Para maiores informações e lista de documentos necessários para tirar o Certificado consulte: http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm.
Até janeiro deste ano pensávamos que iríamos apenas nós dois, eu e meu marido. Estávamos olhando hotéis considerando um roteiro que seria: chegar por Milão, visitar a feira de móveis e passear um pouco por lá, passar por Como, descer para a região de Cinque Terre, Toscana (nosso sonho!!!) e finalizar em Roma. Por coincidência acabamos entrando em um grupo que também estava programando a viagem para mais ou menos o mesmo período que nosso. Eles já tinham um roteiro pré-definido e, mesmo sendo diferente do que pensamos inicialmente, acabamos aderindo por ser bem interessante e por preferirmos ir em um grupo maior.
Já com o grupo completo batemos o martelo no roteiro e já fizemos as reservas em hotéis nas principais cidades!!! Essas reservas foram feitas mais ou menos 1 mês e meio antes da viagem. Por estarmos em Milão durante o período da feira, lá as diárias estavam o triplo do preço de outras épocas. Isso pesou bastante nos gastos com estadias! Mas para quem tem intenção de aproveitar a viagem para participar de feiras e eventos deste tipo não tem muito como escapar. Discutimos também sobre a estimativa de custos e valores que deveríamos levar para a viagem. Em grupo isso fica mais fácil.

Já totalmente no clima da viagem o grupo se reuniu outras vezes para discutir roteiros em cada cidade, pesquisar indicações de restaurantes e passeios. As reuniões eram sempre temáticas, em restaurantes italianos, com pratos típicos e vinho. Uma espécie de aquecimento... A última reunião foi no Restaurante Allegro Távola, em que o dono de lá, Lemão, ex-residente de Sorrento, nos deu várias indicações incluindo do Hotel em que ficamos lá.

Foto com o Lemão, no Allegro Távola - aqui só faltou Beane

Durante o andar da carruagem decidir fazer um diário de viagem, para organizar todas as informações, gastos e também para ficar como uma lembrança. Usei um caderno bem pequeno, de 9x14cm e umas 100 páginas. Editei todos os comprovantes de reservas (voos e estadias) de forma que dessem para ser colados no caderno sem dobrar. Registrei todo o aquecimento e imprimi os roteiros no também no tamanho do caderno para ir colando a medida que chegássemos em cada cidade. Levei ainda uma caixinha de mini clipes para anexar cartões, comprovantes de pagamentos e etc, e uma cola bastão. A caneta que levei tinha uma ponta marca texto, o que ajudou a tornar os registros mais organizados e interessantes. Apesar de não conseguir relatar todos os dias, por cansaço mesmo, o caderno foi ótimo para o controle financeiro e para visitação aos pontos turísticos dos roteiros que fizemos.

Para finalizar deixo aqui as indicações de restaurantes que fizeram parte do nosso aquecimento. Todos excelentes:

Ristorante L'Astigiano
Rua Paraíba, 941, Savassi, Belo Horizonte, MG
(31) 3261-7329

Allegro Tavola
Av Professor Mário Werneck, 1491 (em frente ao Shopping Paragem). Bairro Buritis
(31) 3377-3629

Restaurante do Hotel Mercure
Avenida do Contorno 7315, Lourdes, BELO HORIZONTE
Tel. (+55)31/32984100





Nenhum comentário:

Postar um comentário